top of page

Como lavar os pincéis de maquiagem?


Olá pessoas! Hoje em dia a maquiagem se tornou um grande aliado das pessoas. É fonte de trabalho para aqueles que tem paixão. No início da década ela iniciou com aquele olho marcado e agora no final com técnicas e jeitos de deixar o olho esfumado ou onde aplicar o iluminador e até mesmo jeitos fáceis para aplicar o tão sofrido contorno, em que muitas mulheres tem dificuldade.


O grande aliado da maquiagem são os pincéis. Com eles conseguimos fazer toda essa obra de arte entre técnicas e técnicas, como afinar o rosto, aplicação do blush, a precisão de um gatinho com delineador em gel ou de um arco do cupido bem desenhadinho.


São instrumentos que devemos cuidar bem, pois o mal uso pode errar feio na maquiagem e até mesmo provocar espinhas. Para isto, trouxe um conteúdo de como devemos cuidar deles, começando pela lavagem.


A lavagem dos pinceis é muito importante, pois o mal uso deles pode provocar espinhas e até mesmo estragar os próprios pinceis.

Para que eles desempenhem com louvor suas funções, de tempos em tempos precisam de uma boa limpeza. Aprenda como conservar da melhor maneira seus pincéis.


Porque lavar os pincéis? 


De acordo com a dermatologista Patricia Nakahodo “Esse passo é importante porque os pincéis acumulam impurezas e micro-organismos, como fungos e bactérias, podendo provocar dermatite de contato


Além disso, o acúmulo de resíduos dos cosméticos pode mudar o resultado final da sua make. 


Quando devo lavar os pincéis?


Os pincéis que são para base e corretivo devem ser lavados a cada duas semanas, pois eles acumulam mais produtos, isso faz com que os fungos e bactérias cresçam mais na umidade desses pincéis.


Os que são usados para pós e sombras podem ser lavados uma vez no mês. No caso de esponjas, o melhor é descartá-las a cada mês. Caso você não use seus pincéis diariamente, vale checar como eles estão um dia antes da utilização.


Como lavar?


Existem produtos específicos, mas você também pode estar usando os shampoos infantis ou detergentes neutros para fazer a lavagem. Misture o produto escolhido com água morna, isso será suficiente para tirar o acúmulo de produtos e manter as cerdas macias.


  1. Molhe o pincel na solução líquida, tomando cuidado para não molhar a base das cerdas.

  2. Faça movimentos circulares na palma da mão, ou em uma superfície lisa, mas não esfregue. Vá conferindo em um papel toalha se toda a sujeira saiu.

  3. Enxágue e remova o excesso de água com papel toalha.

  4. Deixe o pincel deitado sobre uma toalha para secar naturalmente. 


No dia a dia, caso haja acúmulo de produto, remova com papel higiênico ou papel filtro, que é mais grosso e absorve bem a umidade.


Me conte nos comentários as suas técnicas para lavar os pincéis.


Beijos e até a próxima.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page