Olá pessoas! Vem cá que hoje o post é mega importante! Conciliar estudos com outras coisas, não é lá aquelas maravilhas, porque pelo incrível que pareça temos apenas 24h por dia Avá! Não me diga!. Como todos estão cansados de saber, eu faço faculdade e tudo fica mais difícil, porque há várias coisas que tem que conciliar pra não dar zebra, sim zebra.
Comecei a faculdade no início do ano passado, nunca repeti matéria e agora estou no 3° período de direito. Neste 1 ano de faculdade consegui dividi meu tempo para cada coisa e claro, dando prioridade para as mais importantes.
Em fim, hoje eu venho falar e explicar um pouco como é meu método de estudos e como eu consegui organizar isso na minha vida, porque convenhamos, estudar Direito não é lá aquelas maravilhas de fácil, ok?! Precisa de muita dedicação, muita atenção e tempo.
Eu ainda não trabalho, vivo para os estudos, por isso, que pra mim é mais fácil de ter tempo para estudar. Primeiramente vou falar de como eu organizo esse meu tempo para estudar e para fazer outras coisas.
Antes de tudo, temos que estudar todos os dias. Estudar é bom e faz bem alma. Como minhas aulas são a noite, eu tenho a parte da manhã e da tarde para me dedicar ao meu curso, e ainda tenho que dividir meu tempo com o blog e com as tarefas da minha casa.
Quando eu não estou na semana de prova, sempre releio as minhas anotações da aula do dia anterior, isso faz com que reforce mais o que o professor falou e me ajuda muito mais em entender, compreender a matéria. Todos os dias eu faço isso. Acredito que é um método infalível para estudar. Fico em torno de 2 á 3 horas estudando, posso escolher na parte da manhã ou da tarde. Nessas horas eu faço a leitura das anotações e leio algum livro para reforçar mais o que o mestre diz.
Uma outra dica muito importante, é que durante essas horas de estudo, eu sempre anoto aquilo em que fiquei com dúvida, porque na hora em que estiver na sala de aula, tiro dúvidas com o professor sobre o que eu anotei.
É importante também sempre quando estiver com dúvidas na aula, pergunte ao seu mestre e anote a tua pergunta e a resposta dele no caderno, para poder estudar para prova.
A semana de prova é um pouco estressante pra mim, porque eu tenho aquele grave defeito de esquecer aquilo que aprendi, então para que isso não aconteça, tento ao máximo ficar relaxada, comer alimentos que me faz sentir bem, e até mesmo tomo aquele famoso chá de camomila ou até mesmo um suco de maracujá.
2 semanas antes das provas começarem, eu estudo por completo a matéria que foi dada desde o início das aulas, e nisso vou fazendo um resuminho para poder ler e reler todos os dias. Final de semana tento me dedicar ao máximo lendo os resuminhos.
Agora sim, quando essas semanas chegam eu acordo em torno de 8h todos os dias e fico até umas 15h da tarde estudando. Provavelmente quando eu estiver nesse tempo, vocês verão que os posts desse blog sairão somente nos finais de semana.
Quando em provas, tento chegar uns 40 minutos mais cedo na faculdade para poder estudar com os amigos, para podermos trocar informações sobre o que foi aprendido e nos concentrar para o grande momento.
Essa é a minha rotina de estudos. Não podemos deixar de falar daqueles que trabalham, pois ninguém é tão atoa igual á mim risos.
A dica que eu dou para pessoas que estão nessa situação é que não force o seu limite, tem pessoas que dão conta e infelizmente outras não, como por exemplo, aquelas que madrugam, tipo assim, 00h até 3h á 4h. É comprovado que dormir faz bem para quem estuda! Se você não tem tempo a não ser só na madrugada, fique tipo das 00h até 1:30h da manhã. Porque se você estudar até tarde e ter poucas horas para dormir, não terá condição para poder fazer outras coisas durante o dia.
Sacrifique o seu final de semana! Se você trabalha a semana inteira e não tem tempo, acredito que se deixar aquela balada, aquele barzinho no final de semana, você terá muito mais tempo para se dedicar.
Lembre-se que o estudo é a melhor coisa que uma pessoa tem que fazer para conquistar aquilo que quer profissionalmente. Sem estudos nesse mundo, simplesmente não somos nada, pois não estaremos capacitados para aquilo que querem que nós exercemos.
Então é isso pessoal, espero que tenho ajudado em alguma coisa e espero também que tenham gostado do post.
Não deixem de seguir as redes sociais:
Um grande beijo e fiquem com Deus!
Comments