top of page

As 3 virtudes de Neemias

Neemias era israelita que veio da cidade de Susã, onde moravam Mordecai e Ester. Neemias trabalhou no palácio do rei, de modo que pode ter sido amigo de Mordecai e da Rainha Ester.

As palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleu, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã, Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. E eles me responderam: “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”. Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus. Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos, que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés. Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: “Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações, mas, se voltarem para mim, e obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome”. Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte. Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei. Neemias 1:1-11

1- Preocupar com o próximo

Jesus nos ensina que devamos amar o outro como nós mesmo. Isto também se estende em preocupar com o próximo mesmo se estivermos bem em nossas vidas, ou seja, se estivermos em um emprego legal, com a vida financeira bacana ou com a área sentimental estável. Em qualquer momento de nossas vidas, sempre devamos nos preocupar com as pessoas que estão passando por dificuldade.

Amar ao próximo, estender a mão pra ele. Sonhar junto, aproxima-lo pra mais perto de Cristo. Trazer o viver, fluir e impactar na vida do próximo. Ser benção na vida do meu próximo.

2- Humildade diante de Deus

Fazer uma oração com inteligência em meio as lutas que passa na vida é ser humilde diante de Deus. Reconhecer suas fraquezas, se diminuir e exaltar somente a um único Deus vivo. Buscar a Deus em meio as lutas. Fazer uma oração de rendição, de arrependimento, e reconhecer seu pecado e pedir perdão a Deus. Isso é fazer uma oração sábia.

Deus é um Deus cheio de graça, misericórdia. Ele jamais dispensa um coração quebrantado. Ele está pronto pra me receber de braços abertos. Deus sempre age em prol da vida dos seus filhos.

Mas o buscar de Deus não pode acontecer somente quando estiver no fundo do poço. Deve-se busca-lo enquanto na abundância, no caminhar com Cristo, pois Jesus te ama.

Acredite em mim, Deus como Pai tem o melhor para a sua vida. Sendo assim, coloque Ele no plano A.

Dessa forma, te faço uma pergunta interessante para que possa refletir: Em qual plano Deus está na sua vida? Pedir o direcionamento DEle para falar e agir na hora certa, quer dizer que você está colocando ELe em primeiro lugar.

O nosso jeito não é o ideal. O correto é agir no tempo de Deus.

A única maneira correta é pedir direcionamento de Deus nas escolhas que iremos tomar na vida.

3 – Reconhecer as fraquezas, falhas e pecado

Enquanto você estiver nesta terra, sempre terá um golias para derrotar. Não há limites para o agir de Deus, pois agindo Deus, quem impedirá? Quem se levantará contra você? Não há limites do agir de Deus em sua vida.

Não é a quantidade de pecado que te afasta de Deus, e sim quantas vezes você se arrepende perante a Deus. Sempre deve pedir perdão, reconhecendo seus pecados diante de Deus.

Neemias teve humildade perante Deus.

Cheguei a Jerusalém e, depois de três dias de permanência ali, saí de noite com alguns dos meus amigos. Eu não havia contado a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém. Não levava nenhum outro animal além daquele em que eu estava montado. Neemias 2:11,12

Uma dica que você já deve ter ouvido de alguém sábio: Você não deve contar seus sonhos para ninguém. Sempre deve tomar cuidado para quem conta. Não compartilha sua vida, seus sonhos e projetos com pessoas inadequadas.

Após andar com Cristo, não são todas as pessoas que estarão contigo. Você passará por dificuldades, mas agora tem que buscar estratégias em Deus.

Que possamos sempre buscar a sabedoria em Deus.

Deus tem poder de intervir nos seus problemas, pois Ele é FIEL.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page